Carreira e opiniões no mundo dos Games - Entrevista com Leonardo Silva




Programadores, game designers, roteiristas, desenhistas, essas são algumas das principais funções no trabalho de desenvolvimento de um game. Especialistas em um único tema são sempre bem vindos pelas empresas, mas um perfil diferenciado, com muita informação referente a todos os aspectos, é ainda mais interessante. Esse é o perfil de Leonardo Silva, publicitário, Designer, desenvolvedor e programador, que concedeu entrevista ao Le Gamaar para falar sobre sua experiência, carreira e mostrar sua opinião sobre os jogos de video-game.



1- A quanto tempo você trabalha nessa área?

Como concept de personagens uns 10 anos, como Designer uns 20.

2- Você se identifica mais com a antiga ou a nova geração de jogadores?

A antiga com certeza, a perspectiva de avanço tecnológico vai de acordo com a análise cultural contemporânea, os gráficos do Atari 2600 com uma plataforma de 8-bits como exemplo, era a coisa mais surreal da época, mais o que mais fascinava eram os enredos dos jogos e as regras, que condicionavam os jogadores a horas de jogatinas. A nova geração não valoriza tanto bons enredo, as experiências gráficas e experiências de realidade aumentada, ou talvez simplesmente a exclusividade de títulos, consoles ou PC’s gamers dedicados.


3- Quais os maiores desafios enfretados?

Comprovadamente o setor de entretenimento é o que mais cresce principalmente no Brasil com margem de 8% ao ano e investimento de aprox. R$ 1,6 bi por ano (margem de 2017). Ainda assim carece de bons profissionais, escolas adequadas e compreensão do real impacto deste mercado. Todo e quaisquer tipos de tecnologia é pouco acessível pelas altas taxas de impostos que afastam tanto os investidores internos como os externos.


4- Quais jogos são de sua autoria?

Minha contribuição se dá na elaboração, desenvolvimento e concept 2D e 3D de personagens e cenários, e não são capazes de assinar ou responder pelo projeto (por envolver uma agência), e no momento, dedico meus projetos a interações de realidade aumentada e aplicativos de cunho educativo. Todos desenvolvidos para aprendizado.


5- Na sua opinião, qual o meio mais vantajoso: Independente ou Empresarial?

As Startup possuem sempre a habilidade de inovar o mercado, porém carece de investimentos adequados, por outro lado o mercado empresarial visa apenas o lucro, concentrando seus esforços nas capilaridades de consumo.

6- Qual conselho você da para quem quer ingressar nessa área?

Informação adequada, é a chave de tudo. Quanto mais informado e envolvido, maior é a possibilidade de sucesso neste mercado. Tem espaço pra que só sabe programação, tem pra quem só sabe desenhar, ou que só saiba programar, ou até mesmo pra quem conta uma boa história, que é o fundamento do mercado, que começou nos clássicos RPG’s.

Comentários

  1. Lucky Club Casino Site - Get Up To £100 Welcome Bonus
    Lucky Club offers you up to £100 in luckyclub Welcome Bonus plus the £100 in Free Bets. We have chosen a new site that combines the best of the

    ResponderExcluir

Postar um comentário